"...Zé Mario foi um mestre na arte de Administrar, mas a arte da administração, não se limita apenas em ser um ótimo gestor, mas também um excelente líder, e principalmente quando gosta de gente, Zé Mario não fez diferença para seus adversários e projetou sua cidade para o Maranhão e agora esta preparado para seguir o rumo a Brasilia em 2014..."
Prefeito Atual Dr. Waldênio |
O mais relevante para a região Nordeste especificamente o Maranhão nos oito anos de gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foram exatamente às políticas públicas voltadas especificamente a região, mas as ações desenvolvidas em âmbito nacional e que acabaram tendo importância peculiar para os estados nordestinos.
Programas sociais e investimentos em infra-estruturar – diretrizes nacionais de atuação governamental – garantiram um nível de desenvolvimento que, em um Nordeste historicamente marcado pelas desigualdades, foi sentido de forma mais intensa. Esse é o legado que Lula deixa para a região Nordeste especificamente para o Estado do Maranhão que se beneficiou com o governo Lula depois de oito anos no comando no Palácio do Planalto.
Portos e Aeroportos, A Petrobras e Chinesa Sinopec Avaliam parceria para a Refinaria do Maranhão e a ampliação do porto Itaqui, em São Luis, quase todas as cidades do Nordeste, tiveram uma alavancada de crescimento na era Lulla, Alguns prefeitos Hoje, e ex prefeitos, como Zé Mario juntaram a inteligência e a capacidade, e o pais estabilizado em uma moeda forte, e uma injeção de investimento do governo federal especialmente no campo social, é o que fizeram varias cidades alavancarem.
São João dos Patos no Maranhão foi uma dessas cidades agraciadas de ter tido um prefeito com espírito de JK e com estilo de governar de Joaquim Roriz, “que gosta de gente” e de um presidente voltado para as questões de melhoramento de vida do seu povo, hoje a cidade de São João dos Patos, esta no topo do Ranking de uma das cidades mais importantes do Maranhão, com redução em vários aspectos, como mortalidade infantil, Analfabetismo, e a educação que foi um dos fatores primordiais para ganhar o premio internacional UNICEF pela terceira vez, isso mostra aonde muitos prefeitos de cidades importantes do Brasil pecaram. O que deixou a desejar na Hera Zé Mario foi o problema seriíssimo ao que se refere ao transporte escolar dos municípios e ainda São assistidos em Transportes em péssimas condições, mais é bom salientar que foi uma herança maldita de outros governos e que o governo de Dr. Waldenio também herdou, creio eu que a interesse no novo governo em solucionar esse problema gravíssimo.
Foi na hera Lula E Dilma que se instalou em São João dos Patos, o campus Universitário e escola técnicas e a UPA graças à intervenção de do Ex: prefeito Zé Mario. Uma unidade de pronto atendimento que em cidade como Anápolis no Goiás e de governo petista, com mais de 200 mil habitantes, luta para conseguir uma unidade dessa e não conseguiu ate hoje.
A marca registrada do governo Zé Mario que ficou na memória dos patoenses foi, O controle Social, Planejamento, Transparência, pagamentos em dia, crescimento do setor imobiliário, plano de carreira dos servidores e responsabilidade fiscal, e obras para todos os lados, essas foram bases da administração do Ex-prefeito Zé Mario, deixando condições favoráveis para uma boa gestão de Dr. Waldênio, que creio eu que embora em passos lentos como todo inicio de governo, no próximo ano 2014 possa erguer vôo e fazer um governo com o seu estilo próprio, é assim que espera o povo de São João dos Patos. Os novos prefeitos eleitos no Maranhão não tiveram a sorte de ter um Lula no palácio do Planalto, vai ter que se virar e fazer milagres com próprios recursos.
As perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em virtude principalmente da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Importados) no governo Dilma, têm tirado o sono dos prefeitos maranhenses e é uma injustiça para os novos prefeitos, que com certeza reduzirá o funcionamento da maquina, principalmente daqueles mais pobres, nem mesmo o estado mais rico do Brasil São Paulo quer perder essa participação, principalmente uma cidade como São João dos Patos que na era Zé Mario, Alavancou um desenvolvimento significante e poderia ser continuado no governo de Dr. Waldênio, mas o Dr vai ter que fazer milagre, eu creio que essa seja a principal preocupação do governo de Dr. Waldênio Hoje. Mas nem tudo esta perdido
Edmilson Gil
Nenhum comentário:
Postar um comentário