quinta-feira, 25 de abril de 2013

Um verdadeiro paraíso no nordeste Brasileiro



“Coloque o Maranhão no seu roteiro de 2013 e comece o ano perto de belezas que inspiram e alegram, sem esquecer-se de incluir o Médio sertão do estado, ir aos lençóis maranhenses e não dar uma passadinha no sertão interiorano e como que ir a Roma e não ver Papa Francisco.”

Lençois Maranhense

Esqueça de buzinas, e toques de celular, e a irritação no transito, e pegue o rumo norte nordeste, a sinfonia composta pelo som dos pássaros  sãs as mais belas. Em vez de reuniões intermináveis no trabalho, um encontro com paisagens exóticas e sabores apaixonantes da culinária maranhense, assim é o maranhão. Nas dunas e manguezais, uma terra dona de sensações e prazer que só a natureza tem, não é o mato Grosso, mas as aves exóticas por ali posam e fazem um coral de canto, e a uma mistura de cores que só o maranhão tem.
Não é a toa que o Maranhão é a porta de entrada para a Amazônia, mais e um pedaço norte e outro nordeste. Alem dos lençóis maranhenses tem os manguezais e o reggae e descendo para o interior você se depara com a sensualidade do forró e o sorriso estampado do sertanejo,  a culinária rica como o Arroz de cuxá, Sururu ao Leite, casquinha de Caranguejo e o suculento cozidão.  Pra começar a diversidade de animais, exóticos que  mais parece uma explosão de cores que desfilam pela imensidão verde nas margens do mar na ilha do amor na velha São Luis terra tombada pelo patrimônio histórico, com ruas estreita e paralelepípedos e casarões com azulejos do tempo da escravidão e uma estrutura barroca com estilo Frances. Junte isso à possibilidade de refrescar o corpo e a mente em rios cachoeiras imensas fartas e lagoas de águas cristalinas em grutas de Carolina no Maranhão, sem falar nos esportes radicais, uma diversão de tirar o fôlego para quem gosta de testar os próprios limites e se aventurar nos rios e igarapés aonde é praticado do Rafting e escalando paredões imensos, sem contar as aventuras dos Jovens amantes do perigo loucos por motos que praticam no médio sertão o Rally, um dos esportes mais radicais do médio sertão na velha cidade de São João dos Patos a capital do Bordado, aonde decora as mesas do Brasil inteiro com a arte dos fios.

No Sertão se abre novas fronteiras agrícolas e ao perder de vista a um tapete verde de soja milho e feijão, a expansão do agronegócio na região do Mapitoba que envolve Bahia Tocantins Piauí e o Sertão do maranhão, e tem como sede a velha Balsas-MA, eram regiões outrora desprezadas pelos governos, hoje é um eldorado, embora a infra-estruturar deixa a desejar, principalmente no maranhão, a uma explosão de fartura e contraste de pobreza, no Maranhão nem tudo e beleza como nos lençóis, a miséria ainda predomina, ainda a muito que se fazer, dizem por ai que é o estado mais pobre do Brasil, terras tem muita, e a chuva não é problema no maranhão, o problema mesmo e o pouco caso que o governo faz.
O turismo no sertão maranhense esse ano deu um salto alto, e a um indicador satisfatório que em 2014 será um ano de prosperidade e de novas atrações e turismo no maranhão, ate porque os ministros do turismo e da EMBRATUR são maranhenses e vem lutando por isso.

Soja em Balsas-MA

 Cachoeira de Carolina-MA
Rally do Médio Sertão em São João dos Patos
Forró em São João dos Patos

Nenhum comentário:

Postar um comentário