Dr. Aricelli, foi candidata a prefeita de São João dos Patos ficou em 2º Lugar em
intenção de voto
“...Assim como na convivência familiar comum, a relação entre pai e filos na política nem sempre é higiênica. Tal qual na vida cotidiana, quando os filhos criam asas e começa a alcançar vôos independentes , tomando decisões políticas de acordo com suas próprias convicções e ideologias, e pouco a pouco vai deixando as ideologias de seus patriarcas na verdade o município esta em boas mãos quando é cuidado por um Médico, porque se existe alguém que entende de gente é um Médico que é mestre na arte de curar os males, e olha que á muitas mazelas nas cidades por ai a fora...”
As eleições de 2012 confirmaram uma antiga cultura do nordeste, que não é diferente na Paraíba e no Maranhão e no Piauí e no rio grande do norte, a política de herança de pai para filho. Um terço da bancada que representa o estado na câmara federal é de filhos eleitos em nome dos pais, no Executivo municipais, não há ordenança de poderes, só de pai para filho e raramente para um amigo. Houve uma geração assustadora em 2012 de médicos que concorreram às eleições no nordeste, médicos filhos de ex prefeitos. Por exemplo, na velha cidade de São João dos patos, o ex: Prefeito Nilson Nolêto de Sá médico clinico geral que por duas vezes foi prefeito, já com o peso da idade e a modernidade do mundo polico de hoje tentou colocar como herdeira policia a filha. Dra. Aricelli, que foi Candidata a Prefeito e Não foi Eleita em São João dos Patos pelo PRB na coligação Por Amor e Respeito a São João dos Patos. Com 6.317 votos 43,62% dos votos, com uma grande expressão de voto, nace uma grande liderança politica na oposição, às vezes agente se pergunta qual a grande carencia de medicos no Nordeste, com uma diaria de mais de dois mil reais, as vezes pagos pelo estado e mais pelo municipo, o que faz esses medicos ter tanto desejo pelo poder politico,eles podem ser politicos mais não implica dizer que deixam e ser medico” e a maioria claro de familias ricas e donos de hospitais e laboratorios que prestam serviços para o estado a união e o municipio, mas mesmo assim querem ser politicos a qualquer custo, é o poder!. E o seu adversario politico, Dr. Waldenio eleito com 8.063 votos, tambem é herdeiro polico que promete deixar a tumba para trilhar nos caminhos da politica, graças a seu antecessor politico Zé Mario que com a popularidade tipo Lulla ou quem sabe Hugo Chaves, foi a pesa principal para o Médico Dr. Waldenio ser o prefeito da princesa do medio sertão.
O sentimento dos velhos politicos do nordeste, e de que não da mais para fazer politica como antigamentem, por isso e preciso passar para essa geração de netos e flhos é claro com a benção do patriarca. E assim eles vão afim de assegurarem a manutenção do poder no seio familiar e procuram envolver os filhos nas lides partidárias sem fugir da tradição. Mas nem todos os lugares do nordeste são assim, essa tradição em São João dos Patos se quebrou a 8 anos e quem ganhou foi o povo, isso retrata que é uma cidade de alto nível de consciência política e democracia.
A pratica da política de pai para filho não é restrita a Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. Comum em todo o país, a política hereditária tem sua principal base no nordeste. O ex presidente José Sarney, decolou para a policia no estado do maranhão, aonde foi governandor entre os anos de 1966 e 1961, mas já ouve um sentimento de mudança no ar em 2014, tudo
Edmilson Gil
Nenhum comentário:
Postar um comentário