quinta-feira, 28 de março de 2013

O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA

Que neste momento de Páscoa, oxalá que os homens esqueçam um pouco o consumismo e se isole dentro de si e faça uma reflexão de dentro para fora quem sabe amanha podemos ser mais humanos e menos preconceituosos. A pascoa é Um Momento oportuno para refletir o quanto o nosso eu nos distancia de cristo. Um momento de parar para refletir, de ver a vida diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA,
São os meus sinceros votos a todos os internautas, especialmente aos patoense
Edmilson Gil

Infelizmente ate os cristãos entram na onda do consumismo, perdendo a verdadeira essência da pascoa. Por razões comerciais, o sentido verdadeiro da Páscoa se perdeu, e virou um negocio lucrativo que aquece a economia durante as festividades da pascoa, e ficando para bem longe o real sentimento da verdadeira historia da semana da pascoa. Pouca gente hoje em dia conhece a origem desse evento e o porquê de sua celebração.  O símbolo da Páscoa, o cordeiro, foi substituído pelo coelho e pelos ovos de chocolate.  Neste período do ano, as famílias, ao invés de pararem para refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo por seus pecados e buscarem o arrependimento e a contrição, correm aos supermercados para comprar os ovos de chocolate, enchendo os bolsos dos fabricantes e dos seus revendedores, e os menos abastecidos esperam o preço de liquidação, de ovos quebrados ou quem sabe os caseiros, e no final das contas Cristo fica em segundo plano.

quarta-feira, 27 de março de 2013

O PRECONCEITO NASCE DA PROPRIA IGREJA.

O PRECONCEITO NASCE DA PROPRIA IGREJA.
 "A Bíblia e um livro sagrado, nas mãos de um homem comprometido com a palavra de Deus, mas pode ser um livro satânico nas mãos de um falso pregador, onde pode encontrar respostas para enganar os seus fieis e assim tem muitos fazendo por ai. Passagens bíblicas isoladas e fora de contexto foram usadas para justificar o racismo e a submissão das mulheres, assim como hoje são usadas para atacar os homossexuais pregando o ódio ao invés de pregar o amor em um espaço significante como e a internet e surge na mídia em geral uma geração de pregadores homofobicos, é necessário quase que urgente que o ministério publico coloque um basta nisso, e quem sabe o congresso faça com urgência a CPI da fé. Se para os religiosos o homossexualismo é uma doença, façamos uma cruzada de amor para salvar a juventude enquanto á tempo, em vez de semear o ódio.”





Em pleno século XXI, onde a humanidade deu um avanço tecnológico, deixando o mundo sem fronteiras através das assas da liberdade da Internet, ainda padecemos de muitas ignorâncias que fazem parecer que vivemos na mais completa escuridão por mais que se tente dizer o contrário. E essa falta de luz se nota claramente quando o assunto em questão é religião e opção sexual, por incrível que parece elas nascem das fontes aparentemente, mas puras, que é algumas Igrejas. Nesse momento, perdemos completamente nossa capacidade de lidar com as diferenças e muitos são capazes de julgar o outro partindo do credo que ele professa. E como se a religião colocasse uma espécie de selo na pessoa: se é judeu é assim, se é católico é assado, os evangélicos fazem isso, os espíritas fazem aquilo.
     Não existe um meio termo. Para a maioria, a religião seguida fala pelo fiel, define seu modo de serem, suas atitudes, se é uma pessoa aberta ou um retrógrado, até mesmo se é uma pessoa boa, em quem se pode confiar ou se é uma pessoa má e, portanto, que deve ser evitada.
     Por mais que isso esteja enraizado em nossa sociedade, não passe de puro preconceito. Julga-se a pessoa e julga também a sua religião e sua opção sexual e assim o mundo vai se tornando dividido e cheio de preconceitos dentro de próprio segmento religioso. Os judeus carregam o estigma de ser um povo aferrado às tradições, os mulçumanos são vistos como violentos e fundamentalistas, os católicos como povo que professa uma fé que não vive, os evangélicos como aqueles que julgam os únicos que receberão a salvação e sempre apontando o dedo, os espíritas  como deturpadores dos ensinamentos de Cristo, e os candomblecistas, talvez os que sofram mais com os prejulgamentos, são tidos como feiticeiros e adoradores do diabo. E por aí vai. Sem deixar de lembrar dos budistas, testemunhas de Jeová  e tantas outras denominações que, como as outras citadas, não escapam de serem taxadas disso ou daquilo. Sendo assim nunca vamos alcançar a paz tão sonhada com esses preconceitos doentio.
Além de tudo isso surge o preconceito homofôbico, vindo de uma boa parte de pastores que misturam o poder político e o poder da mídia que tem, para incitar uma onda de preconceitos que esta surgindo e nascendo dentro das igrejas e desses mega pregadores eletrônicos, e uma meia dúzia de deputados pastores que acham que o congresso nacional não é a casa de todos, minha santa paciência. E principalmente na internet que esta virando uma onda serrada, onde já deveria existir um cordão de isolamento vindo do  ministério publico, porque nesse caldeirão de tanto preconceito, todos são preconceituosos, alem de pregar o amor pregam o ódio.



Edmilson Gil

sexta-feira, 22 de março de 2013

80º feira do troca de Olhos D’agua tem presença do bordado maranhense

80º feira do troca de Olhos D’agua tem presença do bordado maranhense



-Bordado Maranhense-
“ Queira ou não é do suor dos rostos, das mãos dos artesões anônimos ou não, o suor que cai sobre a argila, faz uma umidade molhando a matéria  prima que se dá inicio ao processo de uma arte perfeita, só falto o sopro de Deus para ter a vida.”




Se pegássemos o rumo norte, sul, nordeste, sudeste, centro-oeste, de nossa imaginação, em busca de feiras de artesanatos, com certeza viajaríamos nas trilhas de grandes emoções e conhecimentos culturais, o Brasil é riquíssimo nas suas Histórias quando se trata de folclore cultural, na música, nos ritmos, batucada, catira, sertaneja, samba, regue, e timbaladas com variados gostos, tradições e ritmos diferentes.
A nossa cultura é nascida das mãos de um povo simples, sofredor, humilde, inteligente e criativo, quando expõe suas obras nas galerias Européias ou Brasileiras, nas variadas feiras internacionais deixa os turistas de boca aberta, sem sombra de duvidas a cultura brasileira nos enriquece com o conhecimento do passado e do presente, cada região brasileira com seus modos diferenciados  tem uma história para contar, nas letras musicais, na dança, ou que seja na argila, no barro, na palha, ou na madeira, e o mais fantástico dessa história cultural Brasileira é que os olhos de uma câmera digital ou não está sempre clicando e esponto para o Brasil inteiro em sites, blogs ou redes sociais, Na ultima feira do troca o fotógrafo e musico Johny pegou as trilhas que dá acesso á Olhos D’água e registrou fatos interessantes e pode constatar a cultura Alexaniense cada vez mais viva. E este ano feira se tornará mais rica com a presença do bordado maranhense, que os organizadores já buscam contatos com varias bordadeiras da capital do bordado, São João dos Patos, para se fazer presente na exposição de cama, mesa e banho do bordado maranhense.
Tirados das cabeceiras dos igarapés, dos rios, que transformam em artes belíssimas e o mais interessante que eles não degradam a natureza, admirada por qualquer historiador da cultura Nacional. Não há nem uma duvida de que os três dias de festa em Olhos d’água que irá acontecer no mês de Junho de 2013, é um mergulho nas águas profundas do conhecimento cultural, graças ao conceito e conhecimento desta secretária de cultura, que consegue apoios fantásticos de instituições governamentais e não-governamentais, na sua gestão a secretária Fatinha resgatou a verdadeira história da cultura Alexaniense, com originalidade da verdadeira musica sertaneja sem remixagem tem se tornado uma tradição essa brilhante apresentação que toca e encanta o público presente. Com a volta das gambiras, só nos recorda os tempos das lamparinas, lampião, que passeávamos nas ruas de paralelepípedos clareado pelo clarão da lua cheia e nas casas pintadas de cal, é tempos que nos deixa saudade. O Blog do Maranhense que busca inspiração no lugarejo de Olhos D’água Edmilson Gil presta sua homenagem aos grandes heróis ou não, que fizeram sua história digna de aplausos em tempos que estão gravados em nossa memória. Lá para os anos de 1974, bem longe dos tempos modernos, a poetisa e fundadora Laís Ardene, Manoel Queiroz, Maria das Dores ativa tecelã no mutirão de fiação, foram esses os verdadeiros heróis.
Bordadeiras Maranhenses

quarta-feira, 20 de março de 2013

A seca no nordeste e o contraste

 

 

“...O povo do meu sertão maranhense é forte e resistente como um pé de Angico, com raiz profunda na cultura regional e na sua historia.

A sua crença é um requisito fundamental para manter viva as chamas de suas tradições com a originalidade dos tempos de nossos avós, em que se fazia poesia no clarão da Lua cheia.

Com mão e pés calejados eles pisam no chão seco, e dão “Voz no Sertão” colocando o rosto sobre o sol castigaste e pede chuva como esperança de dias melhores na sua terra...”

Edmilson Gil

 




Há um século que o Nordestino e castigado pela seca, todos sabem que alguns políticos tiram proveito dessa Seca, principalmente no tempo do coronelismo que usava o “DNOCS” (departamento Nacional de obras contra as secas) para desviar dinheiro da seca. Se esquecer que em tempo democráticos ainda existem coronéis que dá i jeitinho brasileiro e deixa muito nordestino de barriga vazia.
Agora em tempos de Tecnologias capaz de fazer chover, o nordeste sofre uma das maiores secas já registradas e vem assolando o sertão nordestino, até os grandes açudes estão secando. O sertanejo, porém, segue em sua batalha diária com o peito cheio de fé e esperança, na certeza de que dias de chuva virão.
No dia de São José, o sertanejo botou o pé calejado nos chãos secos e ganhou a chapada, os morros e a catinga e o serrado e de repente o céu se abriu e chuviscou no chão seco e encheu o peito do sertanejo de esperança, mas não encheu os açudes e nem a cacimba.
O CONTRASTE DA FOME NO NORDESTE
Com imagem associada à fome, pobreza e atraso, o Nordeste passa atualmente por um processo acelerado de mutação, cujos resultados são evidenciados, em alguns estados, nos indicadores sociais a suplantarem a média nacional, ai vemos o contraste da seca. como o lugarejo de São João dos Patos, Bausas, e Imperatriz e São Luiz, que passa por um aquecimento da industria Naval, atraindo varios invetidores da Capital Maranhense. A explicação deve-se à sua inserção na nova economia globalizada, relacionada diretamente à modificação de sua imagem internacional. Nestes termos, as fragilidades tradicionais do Nordeste, ligadas à semiaridez, são variáveis potencializadoras do desenvolvimento tanto do agronegócio como do turismo litorâneo em crescimento acelerado... Entretanto, embora apresente avanços, a política implementada não implicou em erradicação da malnutrição crônica. Entorno do pequeno lugarejo de São João de Patos há muitos plantadores de soja, mais o grande inimigo desses investimentos não é a seca e sim os morros, mas as terras planas estão sendo valorozidas no cultivo a soja e varios investidores já migram para o lugarejo.




terça-feira, 19 de março de 2013

Zé Mario é o cara







Os políticos são como nuvem. Uma hora ta aqui outra hora esta aculá. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou, mas é o sistema, e às vezes da saudade. O grande líder político sabe dessa façanha do mundo político, São João dos Patos se beneficiou durante oito anos de um político com uma visão de um estadista, de um homem que tinha o faro de gente, que gostava de viver ao lado do seu povo, esse é o cara. Liderando com espírito de um estadista.  E soube lidar com as diversas situações , quando os ventos traziam nuvens escuras e formavam-se um temporal, entorno do seu governo. Assim sabia administrar essas situações de temporal, Zé Mario é uma liderança que trilha nos caminhos de vôo mais alto, em 2014 quer chegar ate Brasília, tarefa difícil, mas Diante seu prestigio e alto nível de satisfação de seu povo, tudo indica que irá chegar ao congresso Nacional, Zé Mario tem espírito de liderança e conciliador, durante oito anos não fez vista grossa a seus adversários, mudou a historia política do seu município e alavancou o desenvolvimento político e social, projetou São João dos Patos para todo o estado, ganhou respeito de colegas de todo o médio sertão, trabalhou muitas vezes ao lado do governo do estado e outras vezes contra, mas nada disso impediu de ter transformado o seu município na principal cidade do Maranhão. Fez seu sucessor com a ideologia própria e jovem, substituto de Zé Mario tenta ser igual ou melhor que seu antecessor, quando os políticos são bons todos ganham, a oposição e situação

segunda-feira, 18 de março de 2013

O PAPA E SEUS DESAFIOS NO MUNDO MODERNO.

 

 Papa Francisco I

A Igreja Católica trocou de Papa recentemente e parece bastante claro que também trocou de cara em muitos aspectos fundamentais. É inegável que no mundo moderno, a Igreja está mergulhada em problemas dos mais diferentes tipos e estava perdendo ovelhas para outros pastos mais verdes. Com essa renovação, com a eleição de um papa com a ideologia Franciscana, talvez que a humildade possa fazer milagre, em uma Roma, aonde o trono era empreguinado pelo ouro e pouca fé e humildade quase nada. Não resta dúvida que pelo menos boa parte desses problemas será resolvida. Pelo perfil do próprio sumo pontífice, espera-se que a Igreja Católica tome um novo rumo na busca pelos verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo, e possa dar uma parcela de contribuição pela paz, sem chicotear as diversidades, principalmente os mulçumanos e os protestantes, que se alastram como gafanhotos, povoando o mundo com a sua mensagem celebrando Deus de frente para os fieis.
O papa Francisco assume o trono mais cobiçado por todos os cardeais da Igreja Católica em um momento crucial da história da instituição. O percurso em direção a uma nova evangelização iniciado em 1965, com o fim do Concílio Vaticano II, foi abalado pela irrupção de escândalos morais e de corrupção no clero, fora as corrupções que não vieram à tona, e estão embaixo do tapete.
Ao mesmo tempo em que Bento XVI foi um dos escritores cristãos mais admirados por intelectuais ateus e de outras religiões, conquistando pontos para a doutrina católica, as suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro no banco Vaticano mostram que muita coisa ainda precisa mudar na parte “humana” da Igreja, mas o papa teve pouca aceitação da camada mais humilde da Igreja católica. O que indica que isso foi o motivo da inquietação mal estar no Papado de Bento XVI que causou a sua renuncia e o confronto com o mundo moderno e o crescimento dos mulçumanos e protestantes principalmente na America do sul. O que se percebe e que o novo papa com ideologias Franciscanas poderá atrair milhares de fieis e a humildade é o requisito primordial para atrais fieis que se debandaram para outros pastos, esse requisito foi bem notório no reinado de João Paulo II, que era um papa de dialogo e amante da paz.
Além disso, apesar de ter endurecido as leis que punem padres envolvidos em casos de pedofilia, o Ex papa Bento XVI teve de lidar com a resistência e a demora de bispos para colocar essas novas regras em prática ai gerou confronto com a cúpula, e partiu do espiritual para o lado político. Nesse cenário, cabe ao novo Papa fazer uma reforma profunda na administração política e financeira da instituição, com olhos no fortalecimento da fé dos católicos e na captação de novos fiéis. Talvez que sua ideologia franciscana e pregando a humildade seja a grande virada do mundo católico, o retorno dos fieis que se debandaram para o outro lado da margem esquerda.

Edmilson Gil

Papa Bento XVI

Papa João Paulo II

sexta-feira, 15 de março de 2013

JOVENS LOUCOS POR MOTOS


Enfim, depois de um longo e tenebroso inverno de 2012, aonde as temperaturas cariocas chegaram a 43 graus, e que quase derreteu os cariocas, chega à primavera. Estação das flores, do amor da loucura e da paixão, pelas motos em todo o Brasil. No cerrado Goiano, as pistas estão propícias para colocar as motos na estrada, como também esta na catinga da Paraíba, no sertão nordestino, todo tempo é tempo, se chova ou faça sol, para a pratica do Rally do médio sertão, um bando de marmanjos loucos por moto, ainda tem as trilha dos bodes e do baton, para enfeitiçar os homens e colorir os nossos olhos de Rosa, haja adrenalina. É show.
 O jovem campeão Goiano de MotoCross wellington Garcia disse: “Pequenas, grandes, morenas, loiras, no asfalto ou na terra, elas são a razão do nosso viver”, isso implica no dizer que o Jovem tem tesão e um histerismo extremo em motos, coisa de louco. E como é boa a vida de motociclista; especialmente na primavera, é o maior simbolismo da liberdade, eu vi isso no 5º Rally do Médio sertão na pequena cidade de São João dos Patos, Alias um dos Lugares cheio de montesinos próprios para um campeonato, quem sabe nacional, e a paixão daquele jovem é coisa de louco, ate mais do que a paixão nacional que é o futebol. Eu ali registrei as paixões por moto de jovens não profissionais, mais amante da loucura, como francivan e Adilio e centenas deles, uma geração saúde.

Aqui em Brasília eu e o fotografo Johny, pegamos a BR 060 sentido Goiânia, e registramos muitos shows de Rally nas trilhas do serrado, coisas que contagia agente e extrapola a nossa ética profissional, terminamos sendo contagiados, por esse show, Fantástico, que só o jovem sabe fazer.
 Largada 5º Rally São João dos Patos
 Ex: Prefeito zé Mario e um Louco por motos
 Diego é um que escala trilhas no cerrado Goiano
 Francivan não é um profissional, mais é apaixonado por moto





sábado, 9 de março de 2013

O mundo Vive em solidão!



 O MUNDO VIVE UMA PURA SOLIDÃO

Este bem notório que o maior desafio deste século este diretamente relacionado ao comportamento humano. Imperceptível ante a correria do dia a dia, a qual todos somos submetidos, um mundo solitário e egoísta reside dentro de cada um. Perambulando pelas ruas em companhia da solidão, que atinge todas as classes sociais e intelectuais, principalmente artísticas.
Homens e mulheres que se sentem sós, angustiados e tristes carregando uma profunda e silenciosa dor que não passa. O tema em questão há muito tem sido o preferido da maioria dos poetas compositores e escritores, a exemplo de “Chorão” “Raul Seixas” Cássia Heler, e muitos anônimos. Mais ainda por cantores que exaltam a solidão como demonstrativo de um amor ainda não correspondido contido em Alceu Valença, Paula Fernandes e de Roberto Carlos que na musica retrata-se ser o cara, mas com certeza é um posso de solidão. Uma força Brutal dentro de cada um de nós. “A Solidão é fera...Que faz nossos relógios caminharem lentos...” ela também foi chorada por Leandro e Leonardo no cenário de um quarto vazio e recheado de Saudades. “...Solidão quando a luz apaga...eu em casa morrendo de amor por ela...”

Independente de ser poeta, escritor ou cantor há uma multidão de solitários que, igualmente sofrem dias e noites esperando a companhia desejada ou pior, se sentindo só, mesmo que acompanhados, nas minhas andacás pelas bandas da velha São João dos Patos no coração do sertão maranhense, eu conheci um velho amigo sem fama, um herói anônimo, que arquivava em sua memória muitas frases poéticas, e musicas com refrão exaltando a solidão, em uma terra de povo hospitaleiro que não tem nada a ver com solidão, mais ele curtia isso como um remédio para seus males, parece que era amante de viver só. .
Mas é assim mesmo, são maridos insensíveis, esposas incompreensíveis, furiosas... ciúme doentio de ambos os lados, casais mau amados que ainda não descobriram o tempo valioso que se perde ao não abrir um sorriso ou exprimir um gesto de carinho para seu ou para sua companheira.
Estão sós, atolados nos problemas, ilhados por paredes, quartos vazios,
Salas sóbrias em casas silenciosas, internautas sonhadores que em seu teclado une a sua solidão com anônimos que padecem do mesmo mau do outro lado, na verdade cai na rede milhares de internautas solitários que procuram uma amizade sincera, engrossando mais ainda o véu, dos desejos escondidos. Há solitários em numero, maior ainda, perdidos na multidão semelhante aquele, literalmente só, sem ninguém e escondido dentro de sua existência, em um mundo particular, pequeno, cruel e perdido,. Cidades grandes, avenidas conturbadas... Transito caótico no vai e vem de gente que corre gente que disfarça a sua solidão! Cidade pequena... Silencio assustador, gente que engana e finge que não se sente só.

em comum entre os acometidos pela solidão e já avançada por uma espécie de depressão, o uso de um remédio plausível, pela maioria; intenso trabalho,ocupação diária ate a exaustão, e já cansados quando o silencio do quarto fala mais alto, se tornam em verdadeiros zumbis e vagalumes, que agora tem na noite a sua douradora companhia, pelo menos ate ao amanhecer.
É a alma que adoece... Noites más dormidas intercaladas com fagulhas de sono, copos vazios cigarros poluindo o quarto e o pulmão. É novo dia e um mar de solitários recomeça numa busca em pensamentos que vagueia, pois nem as palavras fazem mais sentido. E mais um dia para aumentar o contingente de exemplares nas ruas, nos escritórios e no dinheiro para se comprar as companhias que aparentemente e momentaneamente os fazem mais felizes, solidão esta perfeitamente decifrada por.



Edmilson Gil

quinta-feira, 7 de março de 2013

O ROCK NACIONAL CHORA A MORTE DE SEU BROTHER

“...Em momentos a sós reverenciamos as trilhas sonoras do rock, mesmo com toda a parafernália de barulhos infernais, da para se perceber que as letras vão fundo nas raízes de sentimentos e desperta a essência da paz, e não é necessário uma picada de droga para se sentir com paz...”

 

 




...Quando se fala do Rock n'Roll, logo vem à mente as excentricidades, atitudes de pulso e logo vem a imagem do Rockeiro tatuado cabeludo, de roupas largadas e com pouca higiene, e o envolvimento com drogas por parte das estrelas, isso é quase que normal no meio do Rock, um péssimo exemplo. Pois bem, é deste último que vamos falar agora. Não é segredo pra ninguém que há certa associação entre as drogas e o Rock n'Roll muito forte. Há mais de 50 anos elas figuram desde simples letras musicais à nomes e contextos inteiros de bandas. Bob Dylan, o então poeta norte-americano já fazia a sua apologia à maconha, mesmo que de forma metafórica, como fazem também os músicos de Reggae como Bob Marley, amado e venerado pelos seguidores do reggae maranhense, em Mr. Tamborine Man. O mesmo Dylan foi o apresentador da droga aos 4 rapazes de Liverpool, melhor dizendo, os Beatles, que entre outras, compuseram Lucy in the Sky with Diamond, já numa fase onde o LSD (ou ácido lisérgico) fazia parte de grandes festas ou simples eventos que freqüentavam. Mas nem todas as bandas do mundo se associa as drogas, por exemplo: “Petra” uma banda gospel de puro rock que percorre o mundo levando a mensagem libertadora e mantém alguns Km longes das drogas, uma banda Quinto Elemeto maranhense que só executa rock e é apaixonado pelas estrelas do rock nacional e internacional no seu repertorio é puro rock e divide o palco com reggae com forro, formados por jovem a banda patonhense se mantém longe das drogas.
Ai eu pergunto, para aonde esta indo a nossa juventude, alienados por essas grandes estrelas que depois de consumirem exageradamente as drogas, posam para a propaganda “diga não as drogas”, minha santa paciência.
Na minha adolescência, lá no sertão maranhense eu curti muito o rock, faz parte do meu cardápio musical, mas não vejo graça nessas picadas malditas que levam o jovem a loucura e tira a paz da família.
Quando surgiu o rock nos anos 50, ele brilhava como trilha sonora nas igrejas protestantes dos estados unidos e Inglaterra, com uma pureza de louvor e uma linguagem de protesto, depois de muito tempo o rock se debandou e se associou as drogas levando uma das suas maiores estrelas, Elvis Presley, que fazia parte do coral da assembléia de Deus Americacanas.
O Roqueiro da banda brasileira Charlie Brown Jr., encontrado morto ontem, atravessava uma fase difícil e refugiava-se na bebida e nas drogas. A polícia acredita que a morte do cantor Alexandre Magno Abrão foi acidental, provavelmente devido à mistura de drogas, álcool e medicamentos, o comportamento do roqueiro “Chorão” em cima ou fora dos palcos era complicado, tipico de quem era associado a essas substancias, as suas letras deixaram mensagens de paz e ate tinha espaço para musicas mais romanticas o que se pode imaginar e que foi uma mistura de Solidão e uma coisa puxa a outra. Deixou exemplos bons e ruins.

segunda-feira, 4 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Meus tributos aquelas que eu admiro


Hoje impussado pela solidão que contagia agente aqui em Brasília, olhei pela imensa janela da minha imaginação, e vi varias mulheres que merecem tributos e honra. Eu procurei fazer um verso, um poema, ou uma crônica em homenagem a essas grandes heroínas, ou alguma maneira de enaltecer as mulheres, porque hoje é o seu dia.
Pensei em copiar alguns belos poemas de Carlos Drummond de Andrade e até rascunhei alguns versos de um poema, mas tudo ficou pequeno demais diante da grandeza das mulheres que influenciaram nossa vida no dia a dia, trago aqui em vitrine, fatos e fotos de grandes heroínas que contribuíram para as transformações de vida no campo social, político, econômico e religioso, são mulheres que escreveram sua própria historia com a pureza que só as crianças têm em seu sorriso, e está em evidencia no dia a dia como grande heroína de igual para igual com os homens e quem sabe ate melhor.
Hoje não me atrevo a escrever, quero apenas fazer um registro da minha admiração por cada mulher que de um jeito único, em algum momento da sua vida, foi capaz de deixar atrás de si um rastro de beleza e virtude e de capacidade nos campos políticos, econômico e religioso desse imenso país de grandezas infinitas construídas no alicerce da democracia e liberdade. Obrigada minhas heroínas:






Dilma Rousseff
Diz que por detrás de um grande homem vem uma grande mulher, eu digo, por traz de um grande pais, tem uma grande mulher, que mudou a historia desse pais, e merece todas as honras e reverencias de homens e mulheres brasileiros, no dia internacional da mulher.





ex senadora Marina
Nas minhas andacás, pelas bandas do norte tive o prazer de conhecer e conviver com a amizade da ex ministra e senadora e ambientalista marina Silva. Uma grande mulher capaz de mudar a nossa historia política se dermos a oportunidade de um dia subir a rampa do Planalto, hoje no dia internacional da mulher as minhas honras e essa mulher.



Joana Moreira Magalhães

Joana recebe das Mãos da modelo Talita, o premio empresário do ano, como mãe e empresário esta sempre em evidencia, pois tem dado um exemplo de uma mulher coragem, alicerçada nos pilares da ética e da fé da sensibilidade de uma mulher que sabe conviver com a diversidade e acima de tudo o amor e a compreensão das pessoas e o que faz a diferença,
Joana Moreira Magalhães e gente que faz a diferença em
Alexânia como hoteleira e mãe.


Maria da Penha
Todos os tributos e honra a Maria da penha é pouco, essa ficou na historia, por lutar pela aprovação  da Lei; 11.340 conhecidas como Maria da Penha, funciona e vai de confronto com os marmanjos e machistas e ignorante de pai e mãe, Maria da Penha é uma heroína e esta viva entre nós para testemunhar sua própria historia, Parabéns


Vice prefeita Elisamar 
Elisamar Lima Sá, vice prefeita de São João dos Patos do Maranhão, minha terra aonde guardo minhas lembranças, é uma das mulheres maranhenses que lutou ate o fim pelos seus ideais e subiu ao pódio mais alto da política local, tem a sensibilidade de mãe e acima de todas as questões e conquista, coloca a fé em primeiro lugar, por isso hoje, dia internacional da mulher, meus tributos a essa heroína do sertão.

 Secretaria municial da mulher, Das Dores
 Das Dores Melo é uma mulher que faz a diferença, em pleno sertão maranhense, palco de desigualdade de gênero ela recebe das mãos do prefeito Dr. Waldenio a responsabilidade de administrar a secretaria das mulheres em tempos que ainda os homens não aprenderam a se colocar de igual à mulher, a poetiza e escritora Das Dores, os nossos tributos ao dia internacional da mulher.

 Secretaria do meio ambiente Municipal Bidú 
Bidú Santana, é claro que o Brasil ainda não conhece a historia de luta da jovem Bidú, lá nos recantos do sertão maranhense existe mulher coragem com espírito de ativista e defende a natureza como defende a sua genitora, como secretaria do meio ambiente tem desafios espinhosos pela frente, para conscientizar um povo, ainda com alguns quilômetros de distância da consciência ecológica, a luta de Bidú como secretaria do meio ambiente talvez seja um dos maiores desafios da sua vida, no dia Internacional da Mulher, meus tributos a essa ambientalista nata.