domingo, 23 de junho de 2013
O vereador de tem que sair do gabinete e ir de encontro ao povo
Cabe ao vereador eleito pelo povo, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes principalmente ao executivo. O vereador e uma ponte entre o povo e o executivo, às vezes as relações entre executivo e legislativo em alguns lugares não são muito higiênicos (e fedem), em outros lugares o executivo detém poder dentro do próprio legislativo com interferências nas leis orgânicas e com vetos a projetos que sejam originados de vereadores da oposição, na verdade um vereador de oposição em uma câmara aonde a maioria e de situação sofre, termina sendo mal visto pela sua própria comunidade por não ter oportunidade, de terem seus projetos aprovados. Assim acontece na câmara de vereadores de são João dos patos maranhão com o vereador Cidielson Pereira uma oposição que tem honrado com seu posicionamento e constantemente faz requerimentos como fez a pouco tempo solicitando ao executivo as tomadas de preços (Licitações). E esse o papel de um vereador que representa o povo, no poder legislativo aonde se tem o “vicio” a século de prestar continência ao executivo, deve ser um desafio e tanto para o jovem Cidielson. Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga e ineficaz. E infelizmente isso sempre aconteceu em São João dos Patos, e não e diferente de outros lugares, não e isso? Apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade.
Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional, estadual e municipal, quando temos parlamentares, em sua maioria, subserviente e fiel aos interesses políticos e econômicos do Executivo. Como disse outro dia o ministro Joaquim Barbosa enfatizou que o legislativo era subserviente ao executivo. Isso e uma pratica vergonhosa. Em todo o Brasil pode sair às ruas milhares de jovens caras pintadas todos os dias, enquanto não fazer a reforma política que atinge essas praticas contribui com a corrupção no Brasil em especial no nordeste, é vergonhoso o nepotismo. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali… e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete. Não tenho conhecimento que no legislativo de São João dos Patos tenham essa apadrinhagem(mas vou investigar), mas no executivo tem ate a Irmã do prefeito chefiando o gabinete, fora outros parentes de primeiro e segundo grau minha santa paciência!. São João dos Patos precisa vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício que vem desde sua emancipação.
Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar. Mesmo sendo da oposição como o Cidielson que enfrenta dificuldades por ser oposição mas olhando pelo meu olhar critico esse jovem tem um horizonte político a desbravar e tem surpreendido aos seus eleitores com sua postura ética coisa rara no meio político, o mundo hoje e outro as vozes das ruas mostrou a classe política, ou a maquina administrativa funciona a serviço do povo ou o político e decepado do poder.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário