Seminário de sustentabilidade pode ser sediado em São João dos Patos
A Região Nordeste é hoje uma das principais locomotivas do Brasil em ritmo de desenvolvimento e se abrem cada dia mais as perspectivas de melhora dos índices para as populações e cada vez mais comprometidas com os objetivos do desenvolvimento sustentável, governos estaduais e os novos prefeitos eleitos, estão compromissados com a questão sustentável. Como o jovem recém eleito a prefeito de São João dos Patos, Dr Waldenio, que tem essa ideologia em sua pasta governamental.
O crescimento industrial e exportação de cargas tem sido um dos fortes componentes dos novos tempos do estado do Maranhão, cujo atracadouro do Cais Sul do mais importante porto o de Itaqui, que recebeu recentemente a presidente Dilma Russeff que assinou uma parceria entre o estado e a união o valor de 120 bilhões, para modernizar o porto Itaqui, pois o desenvolvimento do estado obriga a realizar esta ampliação para atender a demanda. Após essa aplicação o porto Itaqui será o quarto maior do Mundo representa um divisor de águas na modernização e infra-estruturar portuária do Brasil.
Cidades como Balsas, Buriti Bravo, Santa Inês, tem sido freqüentemente sido referenciadas como novos pontos de desenvolvimento brasileiro e com infra-estruturar adequada, o novo eldorado do médio serão, com a produção do grão mais precioso para matar a fome do mundo, a “Soja”, esta ao lado de outros municípios, vem invertendo a lógica do envio de contingentes de nordestinos para o sul e sudeste e recebendo novas levas de trabalhadores que se fixam em suas terras de origens.
Outra cidade com perspectiva de crescimento sustentável é a cidade de São João dos Patos no médio sertão maranhense que com novas lideranças empresariais e políticas vem experimentando uma nova etapa de desenvolvimento e até promessa governamental federal de construção de moderno aeroporto.
O fato é que como afirma o cronista maranhense Edmilson Gil, “o relógio do tempo do nordeste está girando com mais rapidez e as cidades que outrora eram adormecidas pelo tempo, estão girando com maior rapidez ,em favor do desenvolvimento nos campos políticos, econômicos e sociais.”
O fato é que o Nordeste vive um novo ciclo de mudanças e o povo cada vez mais politizado, os aumentos da geração de renda tiram do Nordeste os indicadores de miséria, para perspectivas de viver tempos de vacas gordas.
Em tempos idos, o Nordeste, palco de espetáculos vergonhosos de fome e miséria absoluta e castigos naturais da seca, aliados ao coronelismo e desvios de recursos destinados ao combate a seca, é coisa do passado, nos anos mais negros do Nordeste. Mas nos últimos oito anos tem assistido uma retomada gradual das políticas nacionais e regionais.
As políticas publicas sociais destacando-se a do combate a fome e a pobreza absoluta, reajuste de salário mínimo e ampliação significativa do crédito, alavancam o desenvolvimento da política social nordestina.
O desenvolvimento e tão satisfatório em favor do seu povo, que despertou o ativista e conferista internacional que já deu sua parcela de contribuição aos governos municipais e universidades e faculdades de todo o mundo, a realizar uma seria de conferências em todo o nordeste, já elabora projetos para começar pelo maranhão. Dr. Hércules despertou forte interesse de sediar o seminário com o seguinte tema o “Maranhão na inserção da política nordestina.”, e tudo indica que esse primeiro seminário poderá ser sediado na cidade de São João dos Patos, pelo contexto de desenvolvimento social, econômico e pela capacitação logístico e rede de hotéis preparados para receber centenas de conferistas.
E já esta tendo os primeiros contatos com o governo do estado e dos municípios do médio sertão.
Turismo - como alavancador da indústria sem chaminés - palestrante convidado – Guilherme Paulus – Presidente da CVC a maior operadora de turismo do Brasil
As confederações de turismo e alavancagem e preparativos de mãos de obra para os mega eventos do Nordeste e do Brasil- palestrante convidado – Nelson Abreu Pinto – presidente da CNTUR – Confederação Nacional do Turismo.
www.revistaecoturismo.com.br
http://www.flickr.com/photos/revistaecoturismo/sets/